Chame no Whatsapp
Tecnologia dual band AC em roteadores!

16 de setembro de 2019

 

Tecnologia dual band em roteadores

Você enfrenta problemas de conexão em casa, como instabilidade e lentidão? Já precisou ter que desligar o Wi-Fi do celular para poder utilizar o notebook tranquilamente? Saiba que situações como essas são bastante comuns e, ao contrário do que você possa imaginar, a culpa pode não ser do seu provedor de internet, mas sim da tecnologia do seu roteador.

Pensando isso, neste post vamos responder às principais dúvidas sobre os roteadores dual band AC e os benefícios que os modelos que utilizam essa tecnologia podem trazer para você. Acompanhe!

Como funciona uma rede sem fio?

Antes de explicarmos a tecnologia AC, vamos entender como funcionam as redes sem fio. Esse tipo de rede opera via ondas de rádio, as mesmas utilizadas por seu celular, seu telefone sem fio ou sua Smart TV, por exemplo. Para realizar a comunicação entre os equipamentos, a rede sem fio utiliza frequências e protocolos específicos.

Até pouco tempo, os dispositivos sem fio utilizavam a mesma faixa de frequência de 2,4 GHz, que garante uma boa taxa de transferência (geralmente até 300 Mbps) e um bom alcance a um custo acessível aos consumidores.

Por que a tecnologia mudou?

Com a evolução da tecnologia, cada vez mais equipamentos sem fios chegaram às casas das pessoas, ocupando o mesmo espaço limitado dentro dessa mesma frequência de 2,4 GHz. Assim como em uma rodovia, o excesso de tráfego em uma mesma via leva, invariavelmente, a congestionamentos, o que, no caso das conexões sem fio, se traduzem em lentidão e quedas de conexão.

Assim, a saída encontrada pela indústria para driblar essa sobrecarga foi a criação de novos produtos que operem em outros espectros, dessa vez na frequência de 5 GHz e utilizando protocolos mais modernos de comunicação, como o AC.

Isso fez com que se abrisse uma nova via para que o sinal pudesse trafegar, desafogando o congestionamento que existia na frequência anterior, melhorando a experiência dos usuários ao navegar permitindo também um número maior de aparelhos conectados à rede.

Todos os dispositivos são compatíveis com a duas frequências?

A resposta é: não. Nem todos os equipamentos operam em ambas as frequências. Alguns dispositivos mais antigos, por exemplo, estão limitados apenas ao espectro dos 2,4 GHz, e não possuem suporte para se conectar a uma rede de 5 GHz. Há também aparelhos que tem suporte a dual band, ou seja, conseguem se conectar a redes 2.4GHz e 5GHz, mas que não são compatíveis com a tecnologia AC (suportam apenas velocidades menores de conexão).

Então, o que fazer?

Para evitar problemas de incompatibilidade, a solução são os roteadores dual band AC. Esses aparelhos são capazes de fornecer as duas frequências para um mesmo ambiente, eliminando possíveis problemas de conexão com dispositivos que operam em somente uma das faixas. Além disso, suportam maiores velocidades de conexão pois utilizam protocolos mais modernos.

Por que eu devo ter um roteador dual band AC?

Atualmente, muitas empresas que prestam serviços de telefonia e internet fornecem equipamentos de baixo custo e para um uso bastante limitado. A realidade é que a maioria dos consumidores acaba utilizando o roteador oferecido pela companhia porque não há nenhum valor adicional e boa parte deles já contam com Wi-Fi.

O problema é que esses equipamentos são desenvolvidos para atender relativamente bem o perfil médio do consumidor. Ou seja, eles garantem uma navegação mediana, que permite o uso de redes sociais e e-mails, streaming de vídeos em alta definição em uma tela e pouco mais que isso.

No entanto, para usuários que contam com mais dispositivos conectados à rede ou que possuem hábitos que exigem mais da internet, é bem provável que essa configuração básica não suporte a demanda.

Nesse caso, investir em roteadores dual band com a tecnologia AC é a saída ideal para aproveitar todo o potencial do plano de internet contratado.

Quais as vantagens em fazer essa troca?

Por operarem com um padrão Wi-Fi mais moderno, os roteadores dual band AC conseguem garantir um tráfego maior de informações no mesmo intervalo de tempo quando comparados aos que utilizam somente a frequência de 2,4 GHz e protocolos mais antigos de comunicação.

Mas há outra grande vantagem: os roteadores dual band modernos conseguem operar nas chamadas redes de quinta geração ou Wi-Fi 5 (lembrando que Wi-Fi 5 e AC é a mesma coisa, estamos falando do protocolo 802.11AC). Isso significa que eles contam com um número muito maior de canais disponíveis para se comunicar (23 contra apenas 11), o que reduz significativamente a disputa por espaço em uma mesma frequência com outros dispositivos do ambiente ou até mesmo com outros roteadores próximos (dos vizinhos ou dos escritórios ao lado, por exemplo). Com menos interferência na comunicação, a experiência de navegação se torna muito mais eficiente, estável e veloz.

Os modelos mais modernos também permitem a criação de outras redes Wi-fi em um mesmo dispositivo, proporcionando, por exemplo, a criação de uma rede exclusiva para visitantes. Além disso, muitos equipamentos já permitem ao usuário gerenciar e configurar a rede por meio de um aplicativo para smartphone, sem a necessidade de conhecimentos técnicos sobre redes sem fio.

 

Nos siga nas Redes Sociais

 

Veja em primeira mão conteúdos sobre tecnologia, automação e muito mais!

Publicações Recentes